sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rotina e adaptação

Um amigo me disse hoje: é a característica do ser humano, se adaptar!

Já são 3 meses aqui em Omaha. No início moramos com Mateus, Mel e sua filha Olivia (tem a Bela também, uma cachorrinha). Vinicius começou a trabalhar na primeira semana que chegamos aqui. Ele trabalha todos os dias de 8 a.m até 5 p.m. Ele gosta muito; trabalha mais do que  no Brasil, mas é muito mais tranquilo. Vini trabalha em uma empresa de mármore e granito (o nome é BCS Brazilian Granite).

Essa é a família Faria, obrigada por todo suporte e carinho aqui em Omaha!



A Melanie (Mel), é americana e não fala português. Estar com ela todos os dias foi com certeza o que mais me ajudou em relação ao inglês. Eu me lembro como foi difícil no início, na noite anterior ao primeiro dia de trabalho do Vini eu nem dormi direito, fiquei pensando em como eu ia falar com a Mel sobre o almoço, entre outras coisas... mas Deus é perfeito. A Mel é uma pessoa maravilhosa, no primeiro dia ela me levou pra fazer compras no supermercado, me ensinou sobre as carnes, temperos, frutas e etc. Eu sempre consegui me comunicar, ela falava devagar e eu falava palavra por palavra até ela conseguir entender. Aprendi a cozinhar todos os dias com ela e sempre sobrava um tempinho para me ensinar as palavras mais difíceis do inglês (tipo Vowel), mas muitas vezes o silêncio reinava entre a gente. Outras vezes eu gostaria de conversar sobre tudo, contar sobre minha vida, e aí o inglês não deixava. Ah...também aprendi a jogar PHASE 10 com a Mel (os americanos adoram jogos de cartas, tabuleiros e eu aproveitei!). Depois de 3 meses posso dizer que entendo praticamente tudo que ouço e consigo me comunicar quase perfeitamente (fora o telefone...nunca entendo! Eles falam tão rápido!).

Voltando sobre a comida, aqui é tudo bem diferente. O café da manhã é muito grande,  uma refeição completa por volta de 10horas da manhã. Então nós lanchamos no almoço (14h) e no fim da tarde tipo umas 6 ou 7 horas, tem o jantar. Aqui sempre temos uma salada, carne e um acompanhamento tipo arroz ou purê de batata ou macarrão etc, não é como no Brasil que praticamente todos os dias temos arroz, feijão e etc. Você pode fazer isso todos os dias, mas não acontece na casa dos americanos e brasileiros aqui, então você acaba acostumando.

Supermercado aqui é coisa de outro mundo, tem tudo que você imagina, o Vini diz que alguns parecem shoppings. Em praticamente todos os supercados existe o "self check out": você passa sua compra, paga, coloca na sacola sem um operador de caixa, e ninguém fica vigiando se você vai roubar ou esconder alguma coisa : )) Aqui tem leite condensado, creme de leite, ninho e vários produtos americanos que amamos. Mas não tem goiaba, bombom de banana da garoto, requeijão, hambuguer congelado temperado, picanha (mas tem churrasco!)... Algumas frutas e alguns temperos são vendidos por unidade (each), por exemplo: alho é $0,50 each, abacate $1,99 ea, caro né? Esqueci de contar... Você encontra farinha no supermercado africano e Guaraná Antartica no mercadinho mexicano.

Pessoal, em várias cidades aqui nos EUA tem mercado brasileiro, em Kansas City perto de Omaha tem. Em Houston, Orlando, Boston e outras, você encontra tudo muito fácil!

Esse é o Bakers, mas nossa primeira compra foi no Walmart mesmo!




Fotinha da nossa dispensa...olha ali o creme de leite, leite condensado e o feijão em lata!!!




Eu queria lembrar e contar cada detalhe...mas são muitas coisas novas. Então ás vezes vou fazer alguns posts rápidos só pra contar algo diferente que vi e vivi. 

Adoro escrever aqui no blog (o post ficou gigante), fico imaginando minha mãe lendo tudo isso... Todo dia ela me pergunta: Poly tem o quê no supermercado aí? Como são as casas? 

**Orem com a gente sobre a resposta do visto, estamos calmos. Sabemos que Deus está no controle de tudo, é Ele quem comanda nosso barco!


Abraços pessoal!

Poly







2 comentários:

  1. Poly, que post lindo!!
    É tão bom ver que está tudo se encaixando aí... Glória a Deus!
    Vocês já estão na casinha de vocês?
    Bjo, bjo

    ResponderExcluir
  2. Maninha linda!
    Bom ler sobre vocês. Continue escrevendo. É um ótimo exercício.
    Beijão!

    ResponderExcluir